CONHEÇA A HISTÓRIA DA SOCIEDADE MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS. UMA ENTIDADE QUASE CENTENÁRIA.

A história da Sociedade Mineira Protetora dos Animais se mescla com a história de Belo Horizonte. Há 84 anos, a entidade foi fundada no dia 14 de junho de 1925, por Clotilde Isabel de Carvalho, Amélia César de Lima, Olga Pires de Castro, Maria Olívia de Moura, por figuras de destaque como Milton Soares Campos e Diogo de Vasconcelos e outros cidadãos mineiros já preocupados com o sofrimento dos animais urbanos, principalmente dos cavalos e dos cães. Nessa época, a entidade não tinha um local para receber os animais e esses eram levados para as casas dos voluntários, que mantinham pequenos abrigos em suas residências, até que eles fossem encaminhados para adoção. Um desses pequenos abrigos funcionou por muitos anos na Avenida Getúlio Vargas, 912, bem no centro da hoje conhecida Savassi, onde residiu Dona Clotilde.

Em 1968, através do empréstimo de um terreno da família de Dona Maria Olívia de Moura, localizado à Rua Torino com Medina, (ao lado do Mineirão) é que foi erguido provisoriamente um abrigo para proteger e tratar os animais para lá encaminhados.

Finalmente em 28 de julho de 1971, a diretoria e voluntários da Sociedade Mineira Protetora dos Animais se cotizaram e compraram os lotes 3,4 e 5 do quarteirão 34 e os lotes 3,4,5 e 6 do quarteirão 35, todos localizados no Bairro Guarani, à Rua Jaguariba, 66, onde hoje se encontra o abrigo da entidade. Da compra dos lotes à construção do abrigo, tudo foi arcado financeiramente com recursos dos voluntários, sem nenhuma subvenção do governo. Na época o então prefeito, Oswaldo Pierucetti presenteou a entidade com o plantio de cinqüenta mudas de árvores. Época essa em que o bairro Guarani era um imenso matagal, originário da divisão da fazenda Floramar, que deu origem ao bairro do mesmo nome como também aos bairros Tupi, Primeiro de Maio e São Bernardo. Nessa época, a Avenida Cristiano Machado sequer existia no imaginário dos engenheiros da cidade.

Nesses 38 anos de sede na Rua Jaguariba, a população aumentou muitas vezes, a cidade cresceu numa grande velocidade e foi se aproximando da sede da Sociedade. Surgiram o Plano Diretor e a Lei de Ocupação e Uso do Solo em 1984, portanto posterior à construção da entidade. Infelizmente essa Lei não previu uma atividade como a da Sociedade Mineira Protetora dos Animais, que presta um relevante serviço à população e à nossa cidade. Por essa razão não se consegue o Alvará de Localização da entidade. Esse fato resultou em sucessivas multas por parte da Prefeitura de Belo Horizonte, culminando com uma recente notificação para terminar as atividades no local.

A Sociedade Mineira Protetora dos Animais é declarada de utilidade pública, por Lei Estadual nº 8.229 de 03 de junho de 1982, assinada pelo então governador Francelino Pereira dos Santos, por Lei Municipal nº 3. 783 de 14 de junho de 1984, assinada pelo prefeito Hélio Garcia. É declarada também de utilidade pública federal pelo Decreto n° 95.985, de 28/4/1988.

Em 20 de fevereiro de 1989, a entidade recebeu da Prefeitura e da Câmara Municipal de Belo Horizonte a “Comenda da Ordem dos Pioneiros”, pelos serviços prestados à municipalidade.  A Sociedade está também no site da Prefeitura como Serviço de interesse do cidadão na área de utilidade Pública (Diversos).

Por todo o exposto acima, dá para se ver a importância da Sociedade Mineira Protetora dos Animais na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país.

A Sociedade Mineira Protetora dos Animais já abrigou mais de 500 cães e mais de 100 gatos. Por ser a mais antiga entidade de proteção aos animais de Belo Horizonte, ela sempre é lembrada pela população da cidade, pela própria prefeitura, pelo Corpo de Bombeiros, pelo Ministério Público para ajudar a resolver os problemas relacionados com os animais. Quando o Corpo de Bombeiros resgata algum animal atropelado ou vítima de enchentes ou outro acidente é para a Sociedade que ele leva o animal socorrido. O mesmo acontece com o Ministério Público quando apreende animais em situações ilegais, como há pouco tempo atrás aconteceu com uma rinha de galos. Os galos da rinha foram levados para lá. A prefeitura, ao capturar cadelas com filhotes nas ruas, leva esses animais para o abrigo da Sociedade.

Somente na última administração municipal do prefeito Fernando Pimentel e na gestão do Dr. Helvécio Miranda, como Secretário de Saúde foi que houve uma preocupação de se resolver o problema dos animais abandonados nas ruas da cidade, que tanto incomodam a população, seja pelo sofrimento causado aos animais, seja pelas zoonoses transmitidas por eles. Já foram inaugurados dois centros de castração de cães e gatos na cidade, onde a procura da população tem sido intensa, com filas de espera de até quatro meses para se castrar um animal. Por aí vemos como essa demanda foi reprimida por tantos anos.

Pretendemos uma parceria com a prefeitura, para continuar o trabalho educativo, de castração e de adoção dos animais abandonados, pelo bem de toda a população de Belo Horizonte. Queremos resolver essa questão do alvará de localização e funcionamento com a prefeitura. Todas as capitais e cidades mais importantes do país têm associações e sociedades protetoras dos animais e a grande maioria tem o apoio das prefeituras para trabalhar pela saúde humana através dos animais. É esse apoio que queremos também da prefeitura de Belo Horizonte.

O artigo 1º do Decreto Federal nº. 24.645, estabelece que “todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado”. A Sociedade Mineira Protetora dos Animais deseja muito que esse Decreto se efetive e que o Município seja seu parceiro na proteção aos animais abandonados, em prol da saúde humana.

4 opiniões sobre “CONHEÇA A HISTÓRIA DA SOCIEDADE MINEIRA PROTETORA DOS ANIMAIS. UMA ENTIDADE QUASE CENTENÁRIA.

  1. Até que enfim! Desde 2006 formalizei uma Denúncia na Promotoria de Justiça de Fundações e Associações e na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Finalmente a Justiça começa a ser feita!

    • Olá Franklin !
      Finalmente parece que algo vai acontecer, pois o assunto está na mídia, o MP está agindo, e a decisão sobre o afastamento da “atual diretoria” já está nas mãos do Juiz ! Além do mais todas as denúncias agora estão juntas, as que você fez e agora esta mais recente !
      Que Deus ilumine a decisão das autoridades, pois os animais não podem esperar mais !
      Grande abraço,

      Lucas Braga.

  2. Espero que desta vez os animais possam ser escutados , passa da hora de um basta a tantas torturas, tanto descaso , infelizmente o homem não é digno da convivência dessa magnífica espécie animal, tanto querem ensinar o amor , o respeito , a gratidão e tantos são calados por agressão e covardia dos homens.
    Tenho a felicidade de aprender com esses seres há mais de 40 anos , cuido da saúde deles há mais de 18 anos , acompanhei ativamente das lutas contra os maus tratos realizados pelos homens , fui perseguido por órgãos públicos para obterem o meu silêncio,porém graças a Deus a minha voz não é única , parabéns a Graça Leal que faz ecoar pelo mundo cada uivo de barbárie proferido.
    Estou perplexo com números crescente de covardias cometidas por profissionais que deviam cuidar dos animais , no entanto usam destes para simplesmente aumentar sua renda, omitindo o mínimo de dignidade que esse animais merecem.
    Muito obrigado a todos que lutam por essa causa tão importante e penosa , mas por favor não se deixem calar , pois muitos de nós já o fizeram.
    Peço aos profissionais que usam do poder de ongs para obterem previlégios financeiros e administrativos públicos sem se preocuparem com o retorno digno de saúde e bem estar dos animais , que reflitam muito e por que não possam mudar de atitude , afinal somos uma espécie que se adequa a determinadas situações , caso não consigam , então continuem sabendo que cada um de vocês serão mostrados e expostos perante aqueles que realmente lutam pela causa animal e com certeza pagaram legalmente pelo que fizeram e fazem.
    Mais uma vez obrigado a todos ,
    Luiz Wagner Krieger Amorim

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: