COMISSÃO FOI HOJE A CAETÉ DIALOGAR COM AUTORIDADES LOCAIS

Entrega do ofício enviado pelo Deputado Fred Costa Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais ao Isnpetor da Polícia Civil, representando o Delegado, pedindo agilidade na busca do agressor do cão.

Uma Comissão composta por Fred Costa e assessora, veterinária, jornalista,ativistas da Causa e representantes da UFMG, está indo a Caeté encontrar-se com Prefeito,Presidente da Câmara e Delegado para juntos, tomarem decisões a respeito do caso, abaixo, descrito.

Patrocinados por Fred Costa, utdoors e backbus denunciarão o caso
Há recompensa para qquer informação sobre o autor do delito.

Visitaremos o Conjunto e distribuiremos panfletos de conscientização.Estamos sugerindo um trabalho lúdico e pedagógico para toda a Comunidade. Queremos que este caso não caia no esquecimento e que a punição ao culpado possa prevenir casos futuros.
P.S. ASSINEM A PETIÇÃO NO FINAL DESTE TEXTO!
                 **************************

Pessoal, vocês se lembram do caso do cão que foi abusado sexualmente durante toda a madrugada em Caeté e até hoje ninguém nunca denunciou o meliante? Estamos  organizando uma comissão amanhã pela manhã até a cidade para conversar com o prefeito e com o delegado a fim de discutir políticas educativas de conscientização da população. Abaixo, o release. É só baixarem o arquivo que estáno word para mais informações. Quem quiser ir até o local também entrem em contato com a professora Mirian Chrystus.


Um cão torturado e o silêncio da omissão

Um cão de rua foi torturado, abusado sexualmente, teve as patas quebradas, foi asfixiado por um saco plástico, e agonizou durante 12 horas diante dos olhos e ouvidos de centenas demoradores de um conjunto populacional, em Caeté, a 100 km de Belo Horizonte.

 O crime, ocorrido em 19 de setembro, poucos dias depois de o conjunto Hibisco ser inaugurado, motivou uma oferta de recompensa de R$ 1.500,00 a quem denunciar o agressor e uma campanha contra a crueldade aos animais conduzida pelo Movimento Mineiro pelos Direitos Animais que congrega 50 ONGS de Minas e do Brasil: semana que vem serão instalados outdoors em Caeté, espalhados cartazes nas traseiras de 15 ônibus de Belo Horizonte, 5 mil panfletos espalhados e uma comissão coordenada pelo deputado Fred Costa, da Frente Parlamentarista de Proteção ao Animal da Assembléia de Minas Gerais, irá à cidade onde ocorreu o crime, na próxima 5ª feira, pela manhã.
 Além disso, uma petição virtual pedindo a punição do agressor foi criada, contando, até o dia 23 de outubro de 2012, com 2129 assinaturas .
O objetivo da viagem será acompanhar a investigação e assinar uma carta de intenção com o prefeito eleito Zezé Oliveira, do PDT, a fim de estabelecer de parceria com a ONG Ninho dos Bichos para a implementação de uma política pedagógica de respeito aos animais nas escolas do município e promoção atividades educativas e lúdicas no conjunto popular Hibisco.

O prefeito eleito nas últimas eleições tem 46 anos, é sociólogo, e, apesar de sua formação sociológica, confessa-se perplexo, não conseguindo, ainda, “fazer uma leitura do que aconteceu” pois, segundo ele, “tudo ali é muito próximo, todos ouviram, daria para ter sido feito alguma coisa, um grito, um gesto”.
 Apesar de não atribuir o fato à pobreza dos moradores do conjunto Hibisco, inaugurado em setembro deste ano, dentro do programa Minha Casa Minha vida, afirma que a mudança não recebeu um tratamento adequado. E que se trata, segundo ele, de um “ambiente não humanizado”.
“Não houve uma preparação para as pessoas viverem em coletividade, não há uma área de convívio; foi feito apenas um amontoado de gente”, afirma Zezé Oliveira.

Já o delegado Bruno Affonso, de 35 anos, que tem três cães e está conduzindo a investigação, considera a resolução do caso “uma questão de honra”, apesar das 20 ocorrências que registra diariamente na delegacia e que totalizam cerca de 8 mil ao ano. Para ele, a aparente facilidade com que o agressor capturou o cão deve-se provavelmente ao fato de ele ser manso, e “ser manso foi sua perdição”. Ou o cão conhecer o agressor e atender ao seu chamado.
Depois de ouvir várias pessoas durante dois dias de investigação no local, ele aponta a conivência dos moradores com a crueldade como uma extensão do pensamento que estabelece que “não se deve se meter na vida do outro” e pensa na possibilidade de o criminoso morar no conjunto. 
Segundo ele, o momento é de esperar as coisas se amainarem, novas circunstâncias surgirem na vida dos moradores que os façam refletir sobre a gravidade do que aconteceu.

Mas ambos, tanto o delegado quanto o prefeito, acreditam na importância de fazer do horror do ocorrido uma ação positiva de conscientização. E o deputado Fred Costa, que irá coordenar a comissão de ONGs na ida a Caeté, afirma acreditar que é “um dever ético” das pessoas em geral “respeitar a vida dos animais” e “responsabilidade do Poder Executivo executar ações que implementem este princípio”.

“Quem comete uma crueldade dessas não merece estar no convívio humano, tem de ser preso nos termos da lei, infelizmente hoje com penalidades muito brandas para este tipo de crime”, afirma.

Entre as ONGs que apóiam a campanha e responsável pela divulgação agora do fato que ocorreu na noite de 19 de setembro, dias depois da inauguração do conjunto, está a Sociedade Galdina de Proteção aos Animais, de Caeté, que tem este nome em homenagem à cadelinha resgatada com o corpo todo queimado e, que, depois de uma semana, não resistiu aos ferimentos.

Contatos
Prefeito eleito de Caeté, Zezé Oliveira 95668176
Delgado Bruno 98160410
Deputado Fred Costa, da Frente Parlamentar de Proteção ao Animal:
Raquel, assessora de imprensa 86741360
96180710 91439882
Patrícia Duarte, jornalista e participante da ONG Galdina, de Caeté: 93112076
Antonieta Pereira, da ONG Ninho dos Bichos, autora de projetos pedagógicos: 99074644
Mirian Chrystus: jornalista, coordenadora da Campanha: 9731 2223

Meus Amigos / Minhas Amigas,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Pela punição do responsável que torturou o cão de Caeté/MG»

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N29886
Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.

Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: